terça-feira, 16 de junho de 2009

Cheiro de Relva no Alvorada Sertaneja


VAMOS FALAR DA VIOLA Falar da Viola Caipira é falar de um dos símbolos mais fortes da cultura popular brasileira. A Viola Caipira é sem sombra de dúvida um dos instrumentos, senão o mais importante o mais popular instrumento da nossa cultura popular a viola tem um som, um timbre, inconfundível e inimitável.
Ouvi-la, é ouvir as profundezas dos sertões brasileiros, é ouvir a ciriema, é ouvir o badalo do carrilhão da fazenda, o trenzinho maria-fumaça, é ouvir os sons, enfim, só quem é da roça, ou já passou por lá, pode saber o significado; tocá-la é um privilégio e dizem por aí que o som do sertão é o tinido da viola.
A viola tem o privilégio de religar o homem as suas origens naturais, ela transporta a nós, violeiros e ouvintes às nossas raízes que são sertanejas, assim podemos afirmar que até mesmo quem nunca morou na roça, nunca teve contato com a vida sertaneja, quando em contato com a viola parece que num passo de mágica se transforma em um sertanejo, arrepia, sente a sensibilidade falar mais alto, isto porque o Brasil é um pais essencialmente sertanejo e todos estão ligados de uma forma ou de outra a essa filosofia de vida sertaneja, a esta raíz. A viola, esta fiel companheira dos mais profundos sentimentos, ressurge em nossos dias com uma força admirável. Hoje a viola chegou com muita virtuosidade aos Teatros, Auditórios e Universidades.
Ao contrário de desaparecer, a viola caipira está cada vez mais e mais presente em nossas vidas, tanto na roça como na cidade. Atualmente a viola está nas mãos dos jovens.
Há uma nova geração redescobrindo a beleza do ponteio desse instrumento­símbolo do Brasil, é a "geração viola" que está alastrando como fogo no palheiro, graças a Deus diga-se de passagem porque saber ouvir a viola é conseguir mergulhar na poesia pura, melodiosa, na harmonia; a viola e violeiros não estimulam a violência nem a prostituição principalmente a infantil, ao contrário estimula sim, ao prazer gratuito, as coisas naturais e assim a nossa querida viola está contribuindo para uma geração mais saudável, alegre e feliz.
Felizmente o Brasil experimenta nos dias atuais uma nova dicção no âmbito cultural abrindo dessa maneira um novo horizonte que nos leva ao resgate e a preservação de nossas raízes culturais. Dentro desse pensamento vamos encontrar a redescoberta e o profundo respeito com a nossa viola caipira, um símbolo máximo da cultura popular brasileira.

Viola cabocla, viola de pinho, viola sertaneja, viola de 10 cordas, viola caipira, viola minha viola você resistiu e resistirá você é brasileira e veio pra "FICÁ".

Nenhum comentário: